Palavras Cruzadas
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Palavras Cruzadas pode ser:
- Palavras Cruzadas (passatempo), um passatempo tradicionalmente praticado sobre papel, recentemente também com versões digitais em computador.
- Palavras Cruzadas (jogo), um jogo de tabuleiro.
- Palavras Cruzadas (telenovela), uma telenovela portuguesa.
"Palavras Cruzadas (passatempo)"
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
O jogo de palavras cruzadas é um passatempo bastante difundido.
Consiste de várias linhas formadas por quadrados em branco, algumas na vertical e outras na horizontal, que se cruzam umas com as outras.
Ao se preencher uma das linhas, automaticamente se preenche alguns quadrados das outras linhas que a cruzam, tornando mais fácil a resolução das mesmas.
As primeiras cruzadas modernas foram elaboradas por Arthur Wynne e publicadas no jornal New York World, em 1913.
Entretanto uma forma rústica do jogo já existia no Antigo Egito.
Durante a Segunda Guerra Mundial, as forças armadas britânicas recrutaram especialistas em palavras cruzadas para tentar decifrar códigos. A profissão de criar palavras cruzadas chama-se cruciverbalismo.
Palavras cruzadas infantis geralmente são compostas por poucas linhas, que se cruzam em não mais do que dois ou três pontos cada.
Nas palavras cruzadas para adultos as linhas são dispostas de modo a formar um quadrilátero, com quase todos os quadrados pertencendo a duas linhas (uma vertical e outra horizontal). A diferença de tamanho entre as palavras é compensada através de quadrados pretos, que não devem ser percebidos. Linhas que contêm quadrados pretos geralmente são formadas por mais de uma palavra, mas não sempre. Nos demais casos a segunda porção da linha só será preenchida por uma palavra contida numa linha do sentido oposto (vertical para uma linha horizontal e vice-versa).
Apesar de palavras cruzadas serem vendidas em revistas de passatempo, sua maior difusão se dá por meio da publicação em jornais. Todos os grandes jornais do mundo publicam palavras cruzadas, geralmente no caderno de entretenimento ou no de tv.
No Brasil, as palavras cruzadas mais difundidas são as do grupo Coquetel, publicadas em revistas próprias e em vários jornais (O Estado de São Paulo, por exemplo). Durante anos, a Folha de São Paulo preferiu manter um formato mais comum nos Estados Unidos, com um profissional contratado exclusivamente para criar suas palavras cruzadas. O criador das cruzadas da folha era o cruciverbalista Júlio Moncorvo; suas cruzadas costumavam ser mais complexas que as das empresas especializadas em passatempos e muitas vezes usavam palavras citadas no jornal naquele dia ou no dia anterior.
Também era conhecido por usar várias vezes uma mesma palavra e uma mesma dica (por exemplo, palavra litúrgica de anuência - amém).
Atualmente as cruzadas da Folha são escritas por uma empresa de passatempos, A Recreativa.
O brasileiro Euro Oscar tem sido um bom exemplo como autor de palavras cruzadas e charadas.
Ganhou dezenas de concursos e torneios mensais e bimestrais de composição e decifração, tanto de cruzadas quanto de charadas, nas mais renomadas publicações. Além de suprir as exigências técnicas dos regulamentos, revelava virtuosismo, como, p. ex., o emprego de todas as letras e dígrafos do alfabeto e mensagens ocultas, em cada trabalho. Certa vez incluiu num diagrama cruzadístico todos os planetas do Sistema Solar, em uma disposição semelhante às órbitas dos mesmos em relação ao Sol.
Foi, virtualmente, campeão brasileiro de palavras cruzadas, como compositor, aos 18 anos de idade, em 1971, no Primeiro Campeonato Brasileiro de Palavras Cruzadas, promovido pela extinta revista " Palavrão", do grupo Bondinho, de cuja administração participava a sra. Maria Juncker Rivellino, autora de um Dicionário de Palavras Cruzadas. Euro ganhou a primeira e única etapa, contra campeões de todo o Brasil. Detém até hoje vários recordes em língua portuguesa, como 2 esquemas de 9 x 9 com total cruzamento, sem nenhuma barreira e sem usar locuções, e diagramas de 11 x 11 linhas com 14 palavras de 11 letras cada, e diversos deles com 13 palavras de 11 letras. Esquemas de 12 x 18 linhas com 16 palavras longas de 12 letras ou mais, sendo 8 delas no centro, sem barreiras. Euro Oscar utilizou até álgebra para inovar suas técnicas e com isso, mesmo tendo inglês somente intermediário, preparou algumas palavras cruzadas em inglês, que estão no site http://www.eurooscar.com, as quais o guindaram ao primeiro lugar mundial nos rankings do exigente Google (em toda a WEB) representando a língua portuguesa, à frente dos autores nativos da língua inglesa, desde 2004, como crosswords master e difficult level.
Todavia ele considera que o mais importante é o decifrador, o trabalho oferecido deve ser interessante, agradável, criativo, correto e informativo e nesse sentido as composições desse autor são um modelo digno de estudo."
http://palavrascruzzzadas.blogspot.com
8 comentários:
Muito bom. Eu não sabia desses detalhes, mas é normal, já que um viciado pouco sabe sobre o objeto do seu vício.
rsrss
Beijos
Bel
Isabel Ruiz,
cada coisa que a gente descobre,
já fiz tantas palavras cruzadas
que no final, sabia de cor e salteado,
rss
Eu adoro fazer palavra cruzada, antigamente eu jogava naquelas revistinhas que vende nas bancas, mas agora com a tecnologia, eu jogo no computador e no meu celular... é bom demais... passa o tempo legal, na fila do banco, na espera do médico entre outras coisas...
Beijos
Gosto de fazer palavras cruzadas
Faz tempo que não faço
se for fazer aqui no Japão
Não vou acertar uma palavra rsrs
bjs amiga
Conversa Ilimitada ,
obrigada pela tua opinião,
eu tu gostei de vc ter comentado aqui e lá,
.bj.
www.angel.rose ,
Nakamura querida
obrigada por aqui acrescentar
bjks
amiga
;)
Adoro palavras cruzadas. Sempre uso as do tipo coquitel que para mim está de bom grado e tamanho.
Cruciverbalismo, mais uma palavra aprendida...
João
João,
oi
td bem..
Cruciverbalismo!!!
Postar um comentário
Mensagem do formulário de comentário
\/